Artigo Outubro 2021 – Estilos de Liderança e Maturidade – Estilo de Liderança 4

Artigo Setembro 2021 – Estilos de Liderança e Maturidade – Estilo de Liderança 3
3 de setembro de 2021
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Situational – Artigo Outubro 2021 – Estilo de liderança E4

De acordo com o Dr. Paul Hersey, um dos autores do modelo Liderança Situacional®, liderar “é o processo de exercer influência sobre o comportamento das pessoas para atingir objetivos em determinadas situações.” Ou seja, caberá ao líder adequar seu estilo de liderança à situação em que se encontra, a cada liderado e por tarefa que este irá executar. Logo, não existe um único estilo de liderança que seja adequado a todas as situações e liderados. Cabe ao líder adotar o estilo de liderança mais adequado à situação, considerando o nível de maturidade (competência e motivação) dos liderados para a execução de determinada tarefa.

Os estilos de liderança são quatro: E1 Determinar, E2 Persuadir, E3 Compartilhar e E4 Delegar. Cada um é mais eficaz, respectivamente, com pessoas com nível de maturidade para a execução de uma tarefa: M1 (baixo), M2 e M3 (moderados) e M4 (alto).

Em artigos anteriores, tratamos dos quatro níveis de maturidade e dos estilos E1 Determinar, E2  Persuadir e E3 Compartilhar. Agora, vamos tratar do estilo de liderança E4 Delegar.

Boa leitura!

O estilo de liderança E4 Delegar e sua aplicabilidade

O estilo de liderança E4 Delegar – é mais eficaz quando usado com pessoas com nível de maturidade M4 (alta): totalmente capazes, engajadas e comprometidas para a realização de tarefas específicas. Estas pessoas já passaram por um ciclo de desenvolvimento conduzido pelo (a) seu (sua) líder, e possuem as habilidades, experiência, competência e os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a execução dos trabalhos, apresentando total condição para realizá-los corretamente.

A adoção do estilo de liderança E4 Delegar é um momento importante para líder e liderado (a). Quando delega, o (a) líder reconhece que seu (sua) liderado (a) está preparado (a) e confia que ele (ela) vai realizar o trabalho da melhor forma possível. O (A) liderado (a), por sua vez, percebe o grau de confiança que o (a) líder tem nele (a) e apresenta os resultados esperados. Ambos formam um ciclo virtuoso de performance.

 

Pessoas com nível de maturidade M4 são autossuficientes e não precisam de ajuda para executar determinada tarefa. Mas é importante que o (a) líder continue a realizar o acompanhamento dos resultados, valorizando o trabalho e as conquistas atingidas. A constância e a forma de acompanhamento devem ser negociadas com o (a) liderado (a), para que ele (a) tenha liberdade para executar o trabalho.

O acompanhamento é importante para o (a) líder, que se certifica de que o trabalho está sendo executado conforme o combinado. E para o (a) liderado (a), que percebe que seu trabalho está sendo visto e valorizado. Quando o (a) líder delega e não acompanha, seu (sua) liderado (a) pode se sentir um mero executor, esquecido (a) e desprestigiado (a) em suas atividades. Pode até ter a percepção de omissão e ausência por parte do (a) líder. Este é o uso ineficaz do E4 Delegar.

O (A) líder que delega e não acompanha coloca-se distante do (a) liderado (a) e pode ser percebido (a)como omisso (a) e ausente.

Quando o líder não adota o estilo E4 Delegar no momento correto, não reconhecendo que o (a) liderado (a) está pronto (a) para caminhar sozinho (a), impede que o (a) mesmo (a) assuma a autonomia e as responsabilidades para as quais já está pronto (a), bloqueando seu desenvolvimento. Esta situação pode causar frustração e desmotivação no (a) liderado (a).

Líderes situacionais desenvolvem potenciais sucessores e equipes de alta performance!

Para concluir, líderes situacionais têm habilidades de diagnóstico, adaptabilidade, comunicação e acompanhamento desenvolvidas. Desta forma, adotam o estilo de liderança mais eficaz de acordo com a situação e com o nível de maturidade dos liderados para a execução de tarefas específicas. Assim, desenvolvem pessoas com maiores níveis de engajamento e influenciam mudanças positivas de comportamento em direção aos resultados esperados.

O modelo permanece atual exatamente por ser situacional!

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