Artigo Setembro 2021 – Estilos de Liderança e Maturidade – Estilo de Liderança 3

Artigo Agosto 2021 – Estilos de Liderança e Maturidade – Estilo de Liderança 2
9 de agosto de 2021
Artigo Outubro 2021 – Estilos de Liderança e Maturidade – Estilo de Liderança 4
12 de outubro de 2021
Mostrar Tudo

Situational – Artigo setembro 2021 – Estilo de liderança E3

Segundo o modelo Liderança Situacional®, o líder deve adequar seu comportamento à situação, adotando o estilo de liderança mais eficaz, que trará os melhores resultados no momento. A escolha do estilo de liderança está diretamente relacionada ao grau de maturidade dos liderados para a realização de tarefas específicas. Como são quatro os níveis de maturidade – M1 (baixo), M2 e M3 (moderados) e M4 (alto) – há quatro estilos de liderança: estilos E1, E2, E3, e E4. Cada estilo será mais eficaz com pessoas de determinado nível de maturidade.

Em artigos anteriores, tratamos dos estilos de liderança E1 – Determinar e E2 – Persuadir, mais eficazes quando usados com pessoas com níveis de maturidade M1 e M2, respectivamente. Neste artigo, vamos tratar do estilo de liderança E3 – Compartilhar. Boa leitura!

 

O estilo de liderança E3 – Compartilhar – e sua aplicabilidade

O estilo de liderança E3 – Compartilhar – requer alto relacionamento, muito diálogo, troca, escuta ativa para entender as dificuldades do liderado e apoiá-lo em suas necessidades e aspectos a serem aprimorados. Compartilhar é apoiar e ser corresponsável. É um estilo participativo.

Este estilo traz melhores resultados quando adotado com pessoas com nível de maturidade M3, considerado pelo modelo como moderado. Pessoas que apresentam grau de maturidade M3 para tarefas específicas são capazes e dispostas, já possuem os conhecimentos práticos e teóricos necessários e têm condições de planejar e realizar o trabalho corretamente. Vêm apresentando produtividade crescente e recebendo autonomia para seguir em frente. Como estão assumindo maiores responsabilidades, podem surgir dúvidas e dificuldades. O papel do líder é auxiliá-las em sua jornada, provendo as informações e os recursos necessários para a realização do trabalho.

Ao adotar o estilo de liderança E3  – Compartilhar – o líder demonstra proximidade, dá feedbacks positivos, reforçando a autoconfiança dos seus liderados, incentivando-os a colocar em prática as habilidades e conhecimentos já adquiridos. As conversas são de alto nível.

Compartilhar é confiar e apoiar, preparando as pessoas para caminharem sozinhas!

O estilo de liderança E3 – Compartilhar – é tão importante e eficaz que, no afã de ajudar, o líder, sem querer e por excesso de zelo, poderá assumir a tarefa para si. Nestes momentos, é preciso confiar no liderado e em seu potencial, preparando-o para seguir em frente e dar mais um passo em seu desenvolvimento.

Quando o inesperado acontece

Apesar de todas as habilidades e conhecimentos já adquiridos, algo pode não sair de acordo com o planejado. O líder deve aproveitar estas situações para conversar, ouvir, trocar informações, administrar o sentimento de frustração do liderado, apoiando-o e ajudando-o a perceber que tem condições de resolver o problema. Quatro perguntas serão fundamentais:

  1. Como você planejou a atividade?
  2. O que você acha que não saiu conforme o planejado?
  3. O que você já fez ou vai fazer para corrigir e evitar que o problema se repita?
  4. O que você aprendeu com esta situação?

Repare que todas as perguntas são direcionadas ao liderado, encorajando-o a explorar novas alternativas para resolver o problema e extrair aprendizados com o ocorrido.

Importante ressaltar que, para o modelo, liderança “é o processo de exercer influência sobre o comportamento das pessoas para atingir objetivos em determinadas situações”. Logo, independente de relações hierárquicas, o estilo de liderança E3, assim como os estilos E1, E2 e E4 (do qual ainda vamos tratar), podem ser usados para ajudar um colega ou um par a se desenvolver, influenciando seu comportamento em direção aos resultados desejados!

Concluindo, ao adotar o estilo mais eficaz para cada situação, líderes situacionais aceleram o crescimento das pessoas, aumentam os níveis de engajamento das equipes e conduzem mudanças positivas de comportamento, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento e alcance dos resultados!

Por isso o modelo permanece atual. Por que ele é situacional!

Quer conhecer melhor o modelo e ampliar sua eficácia de liderança? Entre em contato conosco!

www.situational.com.br